03 de Abril de 2012

Transplante de Ligustrum Bonsai

 

Hoje realizei o transplante do lingustrum, um dos pontos que evidenciava a necessidade urgente de transplantar foram as raízes que surgiam com intensidade no orifícios do vaso anterior. Comprei um saco de terra para bonsai da "Luso Bonsai", ideal para bonsais "folhosas", adicionei um pouco de "Rhiza" (fortificante de raízes) também da luso bonsai. O saco de terra é pequeno, mas não é necessário ser maior custou 3,50€ o fortificante de raiz 6,00€.

 

Obviamente com o transplante tive o cuidado de trocar de vaso, por um que me atrai mais em termos visuais, é um vaso sem vidrado apenas em barro. Comprei há uns anos no museu do bonsai em Sintra, uma loja sem dúvida com uma vasta gama de vasos para bonsais.

 

Preparação do vaso para bonsai

 

Comecei pela preparação do vaso, coloquei as redes nos orifícios de drenagem assim como os arames de cobre para fixar o bonsai no seu novo vaso. Só desta forma é possível de assegurar a estabilidade do bonsai após o seu transplante.

 

Preparação das raízes do Bonsai

 

Quando removi o bonsai do vaso anterior fiquei muito feliz pelo numero de raízes que possuía. Como já deve saber nos bonsais para transplantar deve-se corta até um terço das raízes, neste caso em particular deixei apenas um terço ou seja cortei dois terços das raízes totais. Após cortar as raízes laveias na casa de banho com o chuveiro. Esta foto foi tirada após a lavagem.

 

Bonsai ligustrum

 

Antes de colocar o bonsai no vaso, espalhei uma camada de cascalho de aquário para facilitar a drenagem assim como a facilidade de obtenção de oxigénio pelas raízes. De seguida coloquei uma pequena camada de terra "folhosas" onde espalhei o "Rhiza" um pouco menos de um terço da tampa.

 

{#emotions_dlg.chat}De seguida coloquei o resto da terra com a ajuda de um pau. Na imagem a cima é possível de ver os arames que fixam o bonsai ao seu novo vaso de barro.

 

 

 

Bonsai ligustrum no novo vaso

Por fim já no vaso, com toda a terra necessária reguei abundantemente o bonsai até sair muita água pelos orifícios do vaso.

 

Topo bonsai ligustrum

 

Bom após o transplante cortei algum ramos assim como algumas folhas, poucas no entanto já precisava. Aproveitei para melhorar o coto do corte apical que o bonsai já possuía quando o comprei, parecia um ramo com folhas agora está mais harmonioso. Tive pena de me esquecer de comprar pasta cicatrizadora pelo que penso que terei de ir comprar com alguma urgência.

 

Se ainda não teve a aportunidade de conhecer o ligustrum no seu primeiro vaso poderá ver a minha publicação "Bonsai Ligustrum" espero que tambem gostem mais do novo vaso.

publicado por JCordas às 12:53

pesquisar
 
comentários recentes
Adoro bonsais.Achei muito boa a sua explicação, be...
BoasDeram me uma oliveira do mesmo género para a P...
Hoje, pela primeira vez, podei os meus bonsais...R...
onde acho esse livro? desejo comprar.
obrigado amigo pela dica vou tentar regar meu bons...
arquivos
2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


links
mais sobre mim
Visitantes