05 de Abril de 2012

Cuidados após transplante de bonsai

Cuidados após transplante do bonsai, antes de mais gostaria de relembrar que cada espécime de bonsai tem a sua própria necessidade de transplantes, assim como o tipo de solo ideal. Por norma geral as árvores jovens consomem mais nutrientes quando comparadas com as mais velhas o que representa uma maior necessidade de transplantes em prazo de tempo menores.

 

Árvores jovens normalmente devem ser transplantadas entre 1 a 2 anos, regra geral, no entanto depende da espécime.

Arvores velhas normalmente devem ser transplantadas entre 3 a 4 anos, regra geral, no entanto depende da espécime.

 

Cuidados após transplante de bonsai

O transplante exige alguns cuidados na troca do solo:

  1. Antes de remover o bonsai do vaso deve deixar a terra secar ligeiramente para facilitar a sua remoção sem afectar muito as raízes do bonsai.
  2. Remova a terra coma ajuda de um ancinho e com um pau
  3. Lave as raízes com agua abundante até remover toda o solo
  4. Prepare o vaso novo com redes de drenagem
  5. Coloque no fundo uma camada de cascalho para melhorar o escoamento de água das regas
  6. Coloque um pouco do novo solo no vaso e use fortificante de raízes (hormonas, estimulantes)
  7. Fixe o seu bonsai ao vaso com a ajuda de arames
  8. Preencha o resto do vaso com o novo solo com ajuda de um pau para preencher todos os buracos
  9. Regue abundantemente o bonsai até sair água pelos orifícios

{#emotions_dlg.chat}Observação (altura ideal para transplantar o bonsai): Cada espécime tem um período ideal de transplante, em regra geral arvores de folhas caducas o transplante é realizado antes de surgirem novos brotos na primavera ou seja no final do inverno, no caso de folhas perenes é realizado no inicio da primavera com o crescimento acrescidos dos novos brotos. Contudo é indicado avaliar as necessidades de cada espécime de forma a que o seu bonsai não estranhe o processo de transplante.

 

Cuidados após transplante:

O seu bonsai não deverá ficar exposto ao solo directo, as raízes necessitam de se desenvolver para conseguirem adaptar-se ao novo solo. Se expor ao sol directo a humidade presente na terra evapora muito mais rapidamente, podendo por em causa a vida do seu bonsai por desidratação. O ideal é colocar o seu bonsai a meia sombra e proporcionar às raízes temperaturas frescas, assim como uma humidade constante.

 

Durante o período de um mês é proibido adubar o seu bonsai, isto deve-se ao o esforço acrescido do bonsai por desenvolver novas raízes, estas tornam-se muito sensíveis, ao colocar adubo poderá queimar as raízes acabando por privar o seu bonsai de água.

 

{#emotions_dlg.online}Observação: Se cortou demasiado as raízes do seu bonsai no transplante, poderá por em causa os novos rebentos por falta de água levando o seu bonsai à desidratação. Por este mesmo motivo é importante que o seu bonsai não esteja limitado ao recurso de água por longos períodos de tempo. Se o seu bonsai tiver insuficiência de água poderá ter de reduzir parcialmente da copa deforma a evitar maior desperdício de água por evaporação no processo de fotossíntese das folhas (este é um recurso apenas utilizado em casos extremos).

 

Dicas para manter a terra húmida por maiores períodos de tempo:

 

Existem algumas técnicas que poderá utilizar para manter a terra do seu bonsai por um maior período de tempo húmida, por isso deixo algumas soluções.

 

  1. Regue o seu bonsai abundantemente e envolva o vaso após rega com película filme (utilizado para envolver alimentos) de forma a cobrir toda a terra, tendo assim menor perda de humidade da terra.
  2. Use uma recipiente com água onde possa colocar o seu bonsai com vaso. Coloque o nível de água muito junto aos orifícios a ideia é apenas tocar ligeiramente na terra permitindo que esteja húmida mas não ensopada. É importante que todos os dias remova o bonsai do recipiente de água por longas horas evitando assim que as raízes apodreçam.
  3. Outra forma muito interessante é utilizar uma toalha turca velha, recorte uma toalha de algodão velha com medida suficiente para cobrir a terra do seu bonsai. Cubra então o topo da terra com o recorte e regue abundantemente, o algodão irá libertar a humidade lentamente mantendo assim o seu bonsai hidratado, ao mesmo tempo irá manter as raízes frescas.

{#emotions_dlg.chat}Observação: É importante que o seu bonsai esteja num local de sombra, para que a perda de humidade seja menor, se possível coloque o seu bonsai o mais próximo de várias outras plantas de forma a diminuir também a perda por evaporação de água das folhas.

publicado por JCordas às 12:55

pesquisar
 
comentários recentes
Oi, Também comprei uma oliveira que vinha num fras...
Adoro bonsais.Achei muito boa a sua explicação, be...
BoasDeram me uma oliveira do mesmo género para a P...
Hoje, pela primeira vez, podei os meus bonsais...R...
onde acho esse livro? desejo comprar.
arquivos
2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores
Visitantes