28 de Dezembro de 2012

Olá pessoal, no livro "Bonsai de interior" da colecção "habitat" há uma referência a bonsais feitos a partir do nosso vulgar alecrim o nome cientifico é Rosmarinus officialis muito fácil de encontrar em viveiros. Eu acabo de comprar um e já comecei a formar o meu pré bonsai. Nas imagens que seguem podem ver que modelei de forma a criar uma cascata. Ainda não fiz o transplante, isso será apenas para mais tarde, neste momento quero que a formação que lhe conferi estabilize. Vamos ver a sua evolução. Vou deixar algumas fotos do meu pré-bonsai de alecrim.

 

Bonsai alecrim cascata

 

Tal como referi o vaso ainda é o original, poderá ser para si interessante também saber o preço, bom custou a modéstia quantia de 2,25€ baratinho! Creio que o aspecto depois de modelado ficou fantástico, dentro dos possíveis, se tudo correr bem daqui a dois anos estará perfeitamente formado.

 

Rosmarinus officialis

 

A modelação é bem fácil de realizar, os ramos novos são muito flexíveis, em relação aos mais velhos eles são quebradiços. Mas uma coisa é certa as folhas pequenas em forma de agulha são apreciadas na arte do bonsai. Uma das outras coisas que me cativa são as flores, algo que raramente acontece a outras arvores ou arbustos com folhas similares. O vaso de bonsai que vemos na foto serve apenas para manter esta posição até realizar o transplante.

 

Rosmarinus officialis alecrim mediterrâneo

Eu peço desculpa pela rudeza das imagens mas são fruto de fotos dentro de casa com a luz acesa, é de noite. Bom espero que deixem a vossa opinião ou sugestão sobre este pré bonsai. Se surgir alguma dúvida relacionada com os cuidados basta perguntar, tenho aqui as dicas no livro.

publicado por JCordas às 22:38

gostaria do seu contato no facebook para orientaçoes sobre cuidos com o bonsai, acabei de adquirir o meu primeiro.
29 de Maio de 2013 às 00:05

Boa noite é raro ir ate ao facebook. Se precisar de algo envie as suas duvidas por email ou deixe neste blog em comentários.

daniel:
tenho uma serissa, e queria deixa-la no estilo moyogi.

Eu também tenho uma serissa e estou a trabalhar em estilo vassoura. Comprei recentemente, ainda está em stress pela troca de ambiente. Tem algum blog com as imagens?

daniel:
http://imageshack.us/photo/my-images/819/foto0058tf.jpg/

minha seriisa veio de sao paulo faz 3 dias e ja brotou e tive que fazer uma pequena poda, no link tem uma foto e oque querro fazer

Ainda há um longo percurso a percorrer. O melhor nesta fase é talvez escolher o ramo principal e deixar crescer, todos os os tros devem ser modelados para os lados de forma a engrossar o tronco principal e permitir um crescimento vertical. Aproveite para começar a guiar o tronco principal.
6 de Junho de 2013 às 19:11

pesquisar
 
comentários recentes
Adoro bonsais.Achei muito boa a sua explicação, be...
BoasDeram me uma oliveira do mesmo género para a P...
Hoje, pela primeira vez, podei os meus bonsais...R...
onde acho esse livro? desejo comprar.
obrigado amigo pela dica vou tentar regar meu bons...
arquivos
2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


links
mais sobre mim
Visitantes