29 de Dezembro de 2012

Muitas das vezes criar um bonsai de uma árvore que não seja nativa ou acessível, só está disponível por semente ou em pequenas mudas. Para quem nunca fez um bonsai estas imagens podem ser valiosas elas explicam por fases como conseguir criar um bonsai a partir de uma arvore jovem. Espero que ajude na sua experiência da arte do bonsai.

 

Criar bonsai

No inicio é necessário encurtar o topo para que possa desenvolver uma composição de ramos na base do futuro bonsai. Isto irá evitar um crescimento natural para cima. Esta fase determina ideologicamente a altura do seu bonsai em cerca de 2/3 da altura total.

 

Criar bonsai

O corte das raízes serve para estimular o crescimento de mais raízes finas "capilares" e eliminar as grossas que se formaram no primórdios da vida da árvore escolhida.  O corte serve também para começar a adaptar-se a um recipiente mais pequeno, ou seja para um vaso de bonsai. Deixe um pouco de raízes grossas no topo para que possam no futuro converter em neagari.

 

Criar um bonsai

Depois do passo anterior o seu futuro bonsai irá ganhar novas guias no topo,estas guias precisam ser novamente cortadas. As raízes neste passo também deverão ser reajustadas, lembre-se evite cortar mais de 1/3 das raízes. Este tipo de intervenção tem o mesmo efeito que a poda dos ramos, estimula o crescimento de novas raízes.

 

 

Criar um bonsai

 

 Depois dos cortes com o tempo o seu bonsai desenvolverá novos ramos, eles irão surgir apartir  dos brotos que ainda estavam adormecidos.

 

criar um bonsai

Nesta fase deve deixar o seu bonsai crescer significativamente para engrossar o tronco principal do seu bonsai. Mas não demasiado podendo perder a capacidade de modelação com arames sem partir os ramos que deseja moldar.

Criar um bonsai

Agora que já possui alguns ramos estruturais deve modelar com arames, lembre-se da triangulogia do bonsai, aqui pode usar toda a sua criatividade e criar o estilo de bonsai que deseja. Corte ápices dos os ramos ligeiramente mais curtos que o pretendido.

Criar bonsai

Agora que os brotos dos ramos laterais acordaram os ramos começam a engrossar e a criar aquele tão desejado aspecto de bonsai. Lembre-se que a poda estimula novos rebentos, conseguindo assim uma copa mais densa e preenchida.

Criar um bonsai

No final terá de remover os arames utilizados na modelação e colocar o seu bonsai num recipiente adaptado ao estilo que desenvolveu, aproveite agora para expor as neagari que desenvolveu anteriormente. Boas criações.

 

Não se esqueça de deixar o seu comentário e experiência.

publicado por JCordas às 21:25

Deu muito seto com o meu bon-sai
12 de Outubro de 2013 às 23:27

justina:
obrigado. vou ja criar o meu
26 de Novembro de 2013 às 23:51

michael:
Gostei mt das dicas.
vou tentar criar o meu!!!
10 de Junho de 2014 às 00:44

michael:
Gostei mt das dicas.
vou tentar criar o meu!!!
10 de Junho de 2014 às 00:44

Rafael:
Boa noite meu caro!
ótima explicação, cultivo tem alguns meses, mas no que tange a cultivo desde semente você explanou muito bem. Agora, tenho dúvida em um detalhe, nessas gravuras, o intervalo é de quanto tempo? Visto que para que se pode raízes tem a época certa.
Obrigado pela atenção.
20 de Janeiro de 2016 às 01:57

Viva Rafael,

Não existe um tempo certo, isso depende do desenvolvimento da árvore que escolheu, por exemplo as árvores de folha perene tendem a desenvolver muito mais rápido o que nos permite uma intervenção mais cedo especialmente quando comparado com árvores resinosas.
Tudo dependerá da sua árvore e o seu desenvolvimento singular. Pessoalmente não aconselho qualquer tipo de procedimento até atingir o mínimo de 2 ciclos anuais. Obviamente que o correto em minha opinião é deixar desenvolver até atingir uma espessura de tronco adequada para o seu projecto. Em suma tudo dependerá dos seus objetivos, espécimes e estilos.

Espero ter ajudado.

20 de Janeiro de 2016 às 23:07

Rosalina:
Sonho fazer esta experiência, criar um BONSAI, mas temia ser incapaz. Com estas tão claras instruções, vou fazer essa experiência JÁ. OBRIGADA!
29 de Setembro de 2016 às 21:27

O maior obstáculo é sempre a nossa mente. Se falhar tente aprender com os erros, e melhor para a próxima vez.
30 de Setembro de 2016 às 09:56

nuno almeida:
Simplesmente espectacular... 5*
26 de Outubro de 2016 às 18:13

Julia guia:
Adoro bonsais.
Achei muito boa a sua explicação, bem detalhada.
7 de Julho de 2017 às 14:03

pesquisar
 
comentários recentes
Adoro bonsais.Achei muito boa a sua explicação, be...
BoasDeram me uma oliveira do mesmo género para a P...
Hoje, pela primeira vez, podei os meus bonsais...R...
onde acho esse livro? desejo comprar.
obrigado amigo pela dica vou tentar regar meu bons...
arquivos
2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


links
mais sobre mim
Visitantes