21 de Janeiro de 2013

Vejo que muitas vezes há uma grande dúvida em relação aos bonsais de interior. Este tipo de designação não é de levar á letra, não existem plantas que nascem e se desenvolvem com saúde exclusivamente no interior de uma habitação. Há sim um grupo de plantas que resistem melhor ao micro clima das nossas casas.

 

Bonsais de interior

 

O interior das casas são climas geralmente quentes e secos, por esse mesmo motivo é natural que as plantas, arbusto ou árvores oriundas de climas quentes se adaptem bem ao interior das nossas casas. Mas atenção, o interior não deve ser parte integral da vida do bonsai, não se quiser oferecer as melhores condições de saúde para os seus exemplares.

 

Como já deve ter parado para pensar nos países europeus em especial no inverno atinge temperaturas muito baixas, as plantas de climas tropicais  e sub-tropicais colocadas no exterior teriam de sofrer grandes mudanças no seu metabolismo com o objectivo de se adaptarem, a maioria não consegue criar uma defesa natural bruscamente acabando por estar condenada à morte. Neste caso o interior é sem dúvida a melhor solução.

 

No caso do verão os chamados bonsais de interior precisam de ir para o exterior, é necessário apanharem sol e ar fresco com alguma regularidade, é muito importante para um bonsai saudável apanhar a luz directa durante algumas horas, só desta forma consegue fazer a fotossíntese em pleno tão essencial para o crescimento e saúde do seu bonsai.

 

Um conselho que dou as pessoas que possuem os seus bonsais no interior e que pretendem colocar exterior nos melhores dias é terem o cuidado de o fazer progressivamente. Uma planta que não esteja habituada a apanhar sol directo desenvolve folhas maiores e mais frágeis, ao apanhar sol intenso e directo de um momento para o outro pode levar a sua perda, pois a primeira reacção será uma perda repentina de água através da evaporação nas folhas e em seguida folhas queimadas.

 

Um grande erro cometido é a colocação das plantas no lado interior das janelas, o que é severamente prejudicial para o seu bonsai. Se parar para pensar o vidro irá intensificar os raios ultravioletas conduzindo o seu bonsai a queimaduras irreparáveis e em último caso à morte do seu exemplar.

 

Bonsais considerados de interior em Portugal

 

Carmona

Ficus benjamina

Ficus retusa

Lingustrum Sinensis

Segeretia theenzans

Serissa Phoetidia

Ulmeiro chinesis

 

Na minha opinião todas elas se desenvolvem muito melhor no exterior especialmente na primavera, no verão alguns têm de ser abrigados devido ao sol intenso. No inverno devem ser abrigadas de temperaturas muito baixas. Esse tipo de gestão têm de partir sobre as conclusões e o bom senso do bonsaista.

publicado por JCordas às 15:53

Cláudia :
Fantástico. Adorei o post. É que há tanta conversa acerca dos Bonsai... Acabam todos por morrer. E a medo estava a chegar a estas conclusões. Comprei um Bonsai Carmona e também acho que convém apanhar sol. E ser protegido nos meses frios.
15 de Março de 2014 às 15:48

pesquisar
 
comentários recentes
Adoro bonsais.Achei muito boa a sua explicação, be...
BoasDeram me uma oliveira do mesmo género para a P...
Hoje, pela primeira vez, podei os meus bonsais...R...
onde acho esse livro? desejo comprar.
obrigado amigo pela dica vou tentar regar meu bons...
arquivos
2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores
Visitantes