Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bonsais

Um espaço dedicado exclusivamente à arte do Bonsai, com alguns dos meus exemplares.

Bonsais

Um espaço dedicado exclusivamente à arte do Bonsai, com alguns dos meus exemplares.

Como remover calcario dos vasos de bonsai

JCordas, 23.05.13

Com a rega de aguas duras o seu bonsai começa a revelar concentração de calcário na sua base assim como no vaso, no caso dos bonsais a eliminação do calcário faz-se com escovilhões apropriados para o efeito. Quando não tem uma ferramenta especifica para o efeito poderá utilizar uma escova de dentes velha com os filamentos cortados a metade.  Para facilitar a remoção do calcário acumulado durante muito tempo pode utilizar a escova molhada em agua destilada ou proveniente da chuva, vá trocando regularmente a agua enquanto limpa.

 

 

Como limpar o calcário no vaso de bonsai

 

limpar vasos de bonsai

Como sabemos o vaso é um suporte à vida e evitamos contaminar os vasos com químicos prejudiciais às arvores. Sabendo isto podemos optar por uma limpeza ecológica sem efeitos pejorativos ao bonsai. Existem duas formas de o fazer, com sumo de limão ou vinagre.

 

Na primeira abordagem os vasos devem ser escovados com a escova delicadamente para não danificar o solo ou musgo do seu bonsai. Depois de removidas as placas de calcário certamente existirá ainda vestígios. Com um simples pano, molhe uma ponta em sumo de limão ou em vinagre. Delicadamente esfregue o pano embebido em um dos ácidos naturais (limão ou vinagre) limpe suavemente a superfície. Repita o numero de vezes quanto necessárias. Por fim utilize o pano embebido em agua limpa para eliminar as manchas que possam ter ficado depois da limpeza.

1 comentário

Comentar post