Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Bonsais

Um espaço dedicado exclusivamente à arte do Bonsai, com alguns dos meus exemplares.

Bonsais

Um espaço dedicado exclusivamente à arte do Bonsai, com alguns dos meus exemplares.

remoção de arames e poda estrutural bonsai ulmeiro

JCordas, 24.02.14

remoção de arames e poda estrutural bonsai ulmeiro

Com os primeiros dias de sol, o meu ulmeiro começou a despontar pequenos rebentos primaveris é a altura ideal para intervencionar na estrutura do ulmeiro. O ano passado tinha colocado os arames para baixar os ramos criando assim aquele efeito tão desejado nos bonsais de uma arvore velha, depois de remover os arames fiquei bastante satisfeito com a modelagem, ainda não é um bonsai perfeito mas para lá caminha passo a passo.

 

 

bonsai ulmeiro

 

 

Como podem ver alguns ramos estruturais já assumiram uma boa posição, embora ainda haja trabalho a fazer nos ramos mais baixos junto à base, não foi possível baixar mais pois o ramo quase quebrou. O uro do ramo vertical foi removido e aproveitei para descascar a pele do bonsai com a ajuda de um x-acto, neste momento está coberto com pasta cicatrizante, tirei a foto ainda cru para que poder publicar aqui no blog.

bonsai ulmeiro poda estrutura
De ouro ponto de vista é possivel visualizar que removi todos os ramos que apontavam para cima, à excepção do capo apical, removi tambem alguns ramos grosso que se sobre punham em termos visuais, mas ainda não estou satisfeito porque alguns ramos estruturais estão à mesma altura, tentarei resolver futuramente, se assim o bonsai permitir.
Bonsai ulmeiro
Outro dos aspectos que tive em consideração na poda foi o estruturamento em triangulo, sendo a base muito mais ampla que o topo do bonsai. Nos dias que se seguem não irei adubar, vou esperar que os rebentos adormecidos brotem, só depois irei adubar adubar. Não adubo antes para que as primeiras folhas sejam pequenas, um aspecto importante na criação de bonsais. E pronto é isto por agora espero que gostem da estrutura nova do meu bonsai. Deixem ai um comentário sobre o assunto. Abraço a todos os bonsaistas experts e amadores como eu.

 

Ps: Vejam a evolução através do meu ultimo post sobre o meu ulmeiro parvifolia.