19 de Agosto de 2014

Bonsai de Semente - quando podar, recentemente um leitor questionou sobre um assunto que penso que a maioria dos iniciantes no mundo do bonsai têm.

 

Bonsai semente

 

Duas questões colocadas:

 

Quando deve-se podar pela primeira vez um bonsai de semente?

Eu sei que esta é uma dúvida frequente e que poderá traduzir-se numa grande desilusão se não for bem ponderada e realizada.

Não existe um timing certo para a primeira poda do seu projecto de semente, repare as podas servem para estruturar um bonsai ou/e para manter a sua forma. Estas são as bases da poda, no entanto podem surgir algumas dúvidas quando se coloca a seguinte questão; a poda de um bonsai não estimula o crescimento de novos ramos e folhas? A resposta é sim, mas este tipo de objectivo é utilizado em bonsais já bem estruturados, quando se poda reduz a "força" e "velocidade" de crescimento, o que irá acontecer é conseguir maior numero de ramos e folhas cada vez mais pequenas e delicadas, o que não é nada bom para engrossar ramos! Na primeira fase de um bonsai de semente este objectivo não é nada favorável porque irá atrasar o desenvolvimento do tronco e ramos primários, eu aconselho a deixar o seu projecto crescer livremente até obter um ramo suficientemente largo. Se por ventura o seu projecto de bonsai começar a obter demasiada altura sem ramos "Baixos" ai sugiro que corte o ápice da copa estimulando o surgimento de ramos baixos com maior vitalidade e força, com o objectivo de criar os ramos primários e engrossar a base do seu bonsai.

 

É essencial cortar a raiz de uma muda de bonsai por semente?

Não, é importante sim deixar o seu bonsai desenvolver o suficiente para que possa intervir no crescimento das raízes. Repare as raízes são a fonte directa do seu bonsai a nutrientes essenciais ao crescimento e à saúde. Quando tem um projecto de semente se cortar prematuramente as raízes está a "atrasar" o desenvolvimento do seu bonsai pode ainda por em risco a vida do seu projecto! Sugiro que deixe crescer as raízes até atingirem um conjunto radicular grande, quando exigir a necessidade de um vaso maior pondere então cortar.

Penso que esta dúvida esteja relacionada com a primeira raiz que a semente emite, esta raíz é caracterizada por um comprimento grande, é natural não corte demasiado cedo. Saiba que esta raiz surge desta forma pois a semente irá tentar obter duas condições, estabilidade e uma fonte de água, que normalmente encontra-se a um profundidade significativa. Não se preocupe deixe crescer numa fase inicial.

 

Sugiro que vejam o post como criar um bonsai de semente,

Espero que este post tenha respondido à questão sobre quando podar a copa e as raízes de um bonsai de semente.

publicado por JCordas às 23:14

Fábio :
Boa noite, possuo uma árvore ou arbusto, visto que não sei qual a espécie, que gostaria de fazer dela um bonsai, podem ajudar?
25 de Junho de 2016 às 01:02

Olinda:
Hoje, pela primeira vez, podei os meus bonsais...
Receio que brevemente ficarei sem eles!!!!
































































4 de Março de 2017 às 22:28

pesquisar
 
comentários recentes
Oi, Também comprei uma oliveira que vinha num fras...
Adoro bonsais.Achei muito boa a sua explicação, be...
BoasDeram me uma oliveira do mesmo género para a P...
Hoje, pela primeira vez, podei os meus bonsais...R...
onde acho esse livro? desejo comprar.
arquivos
2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores
Visitantes